Sequência de resultados negativos ‘escancara’ atual fragilidade defensiva do Palmeiras

  • 10 de julho de 2023

Além de ter repetido a sua mais longa sequência de jogos sem vencer pelo Campeonato Brasileiro desde 2021 (quatro duelos), o Palmeiras atingiu outra marca negativa: o número de gols sofridos. Somando todas as competições, o Verdão foi vazado dez vezes nos últimos dez jogos, saindo de campo com a ‘baliza a zero’ apenas em dois. Ainda, nas três últimas partidas, os adversários balançaram a rede em quatro oportunidades.

Logo, os recentes resultados ruins do Alviverde também podem ser justificados exatamente por essa fragilidade defensiva. A chamada ‘defesa que ninguém passa’ não vive um momento dos melhores, visto que o sistema defensivo do Verdão sempre foi um ponto muito forte da equipe de Abel Ferreira e agora vem sofrendo gols praticamente em todos os jogos.

A falta de reforços, ou melhor, de reposições para compor esse sistema também contribui para que o mesmo tenha dificuldades de engatar atuações consistentes, principalmente na ausência de algum dos jogadores titulares. Enquanto o zagueiro Murilo foi desfalque após sofrer uma luxação no ombro, Luan ganhou espaço na equipe principal do Palmeiras.

A questão é que além de Gómez, Murilo e Luan, o Verdão só tem disponível Naves, jovem zagueiro da base alviverde. O mesmo acontece nas laterais, já que além dos titulares Piquerez e Mayke, e Marcos Rocha recém-recuperado de lesão, as únicas opções no banco de reservas para a função são Vanderlan e Garcia, também jovens atletas.

Em momentos que os desfalques acabam comprometendo a formação habitual da equipe, Abel Ferreira costuma improvisar jogadores em diferentes posições, como já fez com o meia Jailson, o improvisando na zaga, e mais recentemente com o zagueiro Luan, que atuou no meio campo.

No Choque-Rei disputado no dia 11 de junho, pela nona rodada do Brasileirão, o zagueiro Gustavo Gómez cumpriu suspensão por ter acumulado três cartões amarelos e como Murilo ainda estava lesionado, o jovem Naves recebeu a oportunidade de formar a dupla de zaga titular ao lado de Luan. A Cria da Academia assumiu a ‘bronca’, mas acabou sendo substituído no segundo tempo por conta de câimbras justamente por Jailson, improvisado, já que não haviam mais jogadores da posição disponíveis.

Apesar de ter a terceira melhor defesa do Campeonato Brasileiro, ainda não é o suficiente para entrar de vez na disputa pelo título. Com os resultados deste domingo (9), o Palmeiras foi ultrapassado pelo Fluminense e agora ocupa a quinta colocação do Brasileirão, com 23 pontos, 12 a menos que o líder Botafogo. O Alvinegro tem a melhor da defesa da competição, com apenas sete gols sofridos, praticamente metade da quantidade de bolas na rede sofridas pelo Alviverde.

 

Compartilhe

Comente